Telemedicina no QuarkClinic: Saiba como este recurso está ajudando a vida dos nossos usuários médicos

A telemedicina no Brasil, inovação na área da saúde, foi regulamentada provisoriamente través da portaria 467, art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, decorrente da epidemia de COVID-19. O QuarkClinic prontamente desenvolveu, durante o isolamento social, uma solução que possibilita a realização do teleatendimento dentro do Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), via videoconferência, 100% integrado ao sistema. O atendimento em nosso módulo de telemedicina ainda conta com integração com a plataforma MEMED (Banco de dados com mais de 60 mil medicamentos) para prescrição digital e com possibilidade de assinar digitalmente através do certificado Soluti, registrado no ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira).

Desta maneira, os médicos atendem os seus pacientes e visualizam, em uma única tela, a videoconferência, a sala de espera e o histórico das consultas anteriores. Com isso, todas as informações dos agendamentos e atendimentos ficam centralizados em um único local, prezando sempre pela segurança e qualidade dos atendimentos.

Confira abaixo como a funcionalidade da Telemedicina está ajudando a vida dos nossos usuários médicos!

Dr. Renan Albert Mendonça Rodrigues, Oftalmologista, Especialista em Catarata, Cirurgia Refrativa e Tratamento do Ceratocone.

Dr. Renan Albert Mendonça Rodrigues, Oftalmologista, Especialista em Catarata, Cirurgia Refrativa e Tratamento do Ceratocone, ressalta os benefícios advindos do QuarkClinic: “esse módulo permite uma interação em tempo real com o paciente, fazer as etapas de anamnese e algumas etapas do exame físico, possibilitando a elaboração das hipóteses diagnósticas e a conduta mais adequada. Também é possível a prescrição de medicamentos, através da plataforma Memed, de maneira muito rápida, com o envio do link da receita por SMS, com certificação digital. Além disso, pode servir como uma ferramenta de triagem, identificando os sinais e/ou sintomas de gravidade, para encaminhamento a uma consulta presencial.” Para ele, o feedback dos pacientes atesta o sucesso da prática, “está sendo bastante gratificante poder proporcionar atendimento médico à distância, principalmente nesse período em que a circulação de pessoas está reduzida, de modo que é possível fazer chegar atenção e cuidado aos pacientes que estão precisando. Além disso, os pacientes têm relatado uma boa experiência, tanto em relação à qualidade do áudio e vídeo, quanto em relação a grau de resolutividade da consulta.”

Já a Dra. Ariadne Cruz, Psiquiatra e Psicogeriatra, salienta que as principais vantagens da experiência QuarkClinic são a “segurança, confiabilidade, acesso ao prontuário e a emissão de receitas e documentos”. Na sua prática médica, a Dra. Ariadne observa que “a Telemedicina integrada com prontuário eletrônico e prescrição digital está facilitando muito a praticidade da consulta e a própria viabilidade em si, além de contribuir ao nosso trabalho, soma à vida dos pacientes que até me perguntaram como isso não foi criado antes”.

Dra. Ana Luiza Cardoso, Médica Endocrinologista.

Outra área médica que vem utilizando, com grandes vantagens, esta inovação é a Endocrinologia, como atesta a Dra. Ana Luiza Cardoso. Sua principal motivação para o uso da funcionalidade foi, segundo suas próprias palavras, “a necessidade de me manter conectada com meus pacientes, garantindo o acompanhamento médico com a segurança e qualidade que sempre prezei neste período de isolamento”. Na sua opinião, todos saem ganhando com isto, pois, “para o médico, existe a vantagem de manter seus atendimentos, e, para o paciente, a comodidade de manter a saúde em dia sendo atendido no conforto do seu lar”. Dra. Ana Luiza ainda levanta uma importante questão que diz respeito à relação médico-paciente. Segundo ela, “a experiência tem sido muito positiva e as limitações contornadas com a prescrição eletrônica e o envio de requisições quando necessário. A conexão e o acolhimento nas consultas têm sido surpreendentes, apesar da tela que nos separa”. 

Quer saber mais sobre? Acesse aqui e agende uma demonstração gratuita!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *