Blog

Como aumentar o faturamento da sua clínica com um software de gestão médica

31 de outubro de 2023
Neste artigo, você vai descobrir como um software de gestão médica pode contribuir para o aumento de faturamento do seu negócio em saúde.

Administrar uma clínica ou consultório exige muita agilidade, conhecimento e experiência, que somadas a ferramentas digitais modernas, tornam o processo mais fluido e descomplicado. 

Contudo, o gestor precisa conhecer os diversos aspectos do seu negócio para identificar quais áreas precisam de mais atenção e esforços para que os resultados sejam positivos e contribuam para o crescimento da sua clínica.

Sabemos que existem muitas ferramentas digitais no mercado que são essenciais para que uma clínica ou consultório cresça mais rapidamente, aumentando seu faturamento por meio de processos mais automatizados. Uma dessas ferramentas que vamos abordar nesse artigo, é o software de gestão médica.

Esse recurso digital essencial é necessário para que sua clínica ou consultório possa aumentar o faturamento, crescer de forma saudável, fidelizar clientes e agilizar processos.

Neste artigo, você vai descobrir como um software de gestão médica pode contribuir para o aumento de faturamento do seu negócio em saúde.

O que é um software de gestão médica?

Um software de gestão médica é uma ferramenta digital projetada especificamente para auxiliar na administração e gestão de atividades relacionadas a clínicas médicas, hospitais, consultórios e outros estabelecimentos de saúde. 

Esses sistemas são criados para melhorar a eficiência, organização e precisão das operações relacionadas à assistência médica, bem como para facilitar a gestão de atendimento, financeira e administrativa dos negócios em saúde.

Por ser um ferramenta completa, um software de gestão médica pode ajudar no faturamento da sua empresa, por meio de vários recursos estratégicos e desenvolvidos para facilitar e otimizar a rotina diária de atendimentos e gestão.

A seguir, você vai conhecer as principais ferramentas que esses softwares devem possuir para que você comece a faturar mais na sua clínica ou consultório.

Agendamentos de consultas com confirmação

A rotina de agendamentos é um ponto muito importante para que sua clínica ou consultório funcione com maestria e organização. Ela é a ponte entre o paciente e o médico, além de ser o braço direito da clínica ou consultório. 

Para que a recepção consiga agendar os horários corretamente e otimizar a agenda dos profissionais de saúde, um software de gestão médica precisa ter uma funcionalidade de agendamento online robusta e eficaz. 

O recurso de agendamento online do QuarkClinic, por exemplo, é muito intuitivo e completo. Ele foi desenvolvido para otimizar o processo de atendimento na sua clínica, por meio de funcionalidades como: aplicativo para agendamento; agenda eletrônica; link de agendamento direto do site da sua clínica. 

Além disso, possui integrado um sistema de confirmação de consultas via WhatsApp, e-mail ou SMS, que notifica o paciente sobre o dia e horário marcado, evitando a falta de paciente por esquecimento. Assim, a sua clínica reduz o no-show e passa a ter mais organização, mais pacientes e mais faturamento.

Gestão Financeira Completa

Esse recurso é particularmente importante, pois será responsável por todo o processo financeiro da sua clínica ou consultório. Com um software que oferece um módulo de gestão financeira completa, você terá total controle sobre o seu negócio em saúde, podendo analisar dados, fazer acompanhamentos, definir metas e se prevenir de problemas financeiros.  

Para que isso ocorra, o software precisa ter recursos chave como o da solução de gestão médica QuarkClinic, que oferece as ferramentas certas para que o gestor tenha sucesso financeiro na sua clínica. 
Algumas funcionalidades importantes que o QuarkClinic oferece são: controle do caixa, receitas e despesas, orçamentos, plano de contas, emissão de notas fiscais, repasse médico, negociação de dívidas. Essas são apenas algumas funcionalidades que irão melhorar o seu faturamento.

Neste artigo, você vai descobrir como um software de gestão médica pode contribuir para o aumento de faturamento do seu negócio em saúde.

Ferramentas de atendimento médico

Por fim, é importante otimizar as ferramentas que os profissionais de saúde utilizam para atender os pacientes, pois ao gerenciar melhor o tempo de atendimento, mais horários na agenda médica ficarão disponíveis. Assim, tanto a clínica passa a ter mais pacientes, quanto os pacientes não precisam passar mais tanto tempo em atendimentos demorados. 

Como recursos de atendimento médico, podemos citar: o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), o receituário eletrônico e a teleconsulta. 

Os três recursos citados são funcionalidades fundamentais para que um software de gestão médica, como o QuarkClinic, possa revolucionar o atendimento em clínicas e consultórios.

Na nossa solução QuarkClinic, o PEP é totalmente personalizável, podendo seus campos serem definidos de acordo com a especialidade médica, garantindo que o atendimento seja preciso e focado no paciente. Além disso, as teleconsultas são ilimitadas e, junto com o receituário eletrônico, são vinculados ao prontuário do paciente. Isso garante um atendimento mais rápido e preciso pelo profissional de saúde.

Por fim, esses são apenas alguns recursos essenciais que um software de gestão médica precisa ter para garantir que o faturamento da sua clínica ou consultório aumenta de forma estratégica mantendo a saúde financeira a longo prazo.

Leia também: Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): 5 vantagens para sua clínica ou consultório

QuarkClinic – a ferramenta certa para o sucesso financeiro do seu negócio em saúde

Como ilustrado ao longo deste artigo, o QuarkClinic se destaca como a solução mais completa do mercado com o melhor custo benefício, oferecendo ferramentas estratégicas e especialmente desenvolvidas para impulsionar o crescimento da sua clínica ou consultório. 

Com o QuarkClinic, você terá acesso a uma plataforma completa com mais de 210 funcionalidades que tornarão a sua rotina médica mais ágil e descomplicada.

Tenha acesso aos recursos de:

  • Agendamento online de consultas com confirmação via WhatsApp, e-mail e SMS;
  • Receituário eletrônico;
  • Gestão de convênios;
  • Laudo médico;
  • Gerenciamento financeiro completo;
  • Módulo de recepção, entre outros.

Agende agora uma demonstração do QuarkClinic ou fale com um consultor!

Veja também

6 dicas para realizar uma teleconsulta eficaz

continuar lendo

Benefícios ao colaborador: saiba quais sua empresa pode oferecer 

continuar lendo

Décimo terceiro salário: Saiba tudo sobre esse benefício do trabalhador

continuar lendo