Atendimento médico na pandemia: quais cuidados a clínica e o paciente precisam ter?

A pandemia do coronavírus ocasionou várias mudanças em nosso comportamento, na sociedade e em como vamos enxergar a saúde daqui por diante. Novos hábitos para reduzir a propagação do vírus passaram a ser mais frequentes em nosso dia a dia e, assim como as pessoas, as organizações precisaram se adaptar a esta atual realidade.

Já no ano de 2020, o  Decreto Federal nº 10.282/2020 estabeleceu que o serviço médico e hospitalar, público ou privado, é essencial, devendo ser mantido em funcionamento. Porém, para que as atividades médicas pudessem ser desempenhadas foi necessário estabelecer uma série de medidas, protocolos e boas práticas internas para impedir uma maior disseminação do vírus e garantir a segurança dos profissionais de saúde e pacientes.

Considerando que as vias de transmissão do novo coronavírus podem ser por gotículas respiratórias e também pelo contato direto ou indireto com pessoas infectadas; é importante que as medidas de prevenção e controle implementadas em clínicas e consultórios levem em conta todas as etapas de atendimento ao paciente.

Quais medidas as clínicas e consultórios devem tomar para a segurança da sua equipe e seus pacientes?

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) emitiu uma Nota Técnica nº 4/2020 com orientações aos serviços de saúde, detalhando as medidas e controles que devem ser adotados.

O documento traz instruções mínimas que devem ser seguidas por todos os serviços de saúde. No entanto, os estabelecimentos de saúde, profissionais de saúde ou órgãos locais podem aplicar ações de prevenção mais rigorosas.

Como mencionado anteriormente, é importante que o seu plano de contingência seja aplicado nas diversas fases do atendimento ao paciente, por exemplo, antes e durante a chegada, na triagem, espera, atendimento e em todo o processo de assistência.

Além das medidas estipuladas pela ANVISA, é importante buscar orientações acerca de outras normas municipais junto a Vigilância Sanitária local ou Secretaria Municipal de Saúde.

O que os pacientes devem fazer caso precisem se deslocar até a clínica ou consultório?

  1. Se tiver sintomas de gripe ou COVID-19, peça orientação ao seu médico antes de buscar atendimento presencial; 
  2. Sempre use máscara;
  3. Mantenha a distância de no mínimo 1 metro de outras pessoas;
  4. Ao tocar superfícies comuns, evite levar as mãos ao rosto e as higienize assim que for possível;
  5. Evite levar acompanhantes ao realizar consultas, exames e cirurgias. Porém, se for necessário, procure trazer somente uma pessoa e que não seja do grupo de risco;
  6. Sempre que tossir ou respirar:
  • Cobrir o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ou lenço de papel;
  • Utilizar lenço de papel descartável para higiene nasal (descartar imediatamente após o uso e realizar a higiene das mãos);
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Realizar a higiene das mãos com água e sabonete ou preparação alcoólica a 70%.
  1. Chegar com no máximo 15 minutos de antecedência ao horário da sua consulta, exame ou procedimento para evitar aglomeração.

O atendimento online pode ser uma opção?

Sim! O atendimento online é uma excelente forma de trazer mais comodidade, segurança e prestar assistência médica quando não se faz necessário o paciente estar presente fisicamente. Muitas clínicas têm mesclado os dois modelos de atendimento, o presencial e o remoto.

Com uma ferramenta de gestão adequada, você poderá oferecer o serviço presencial e remoto ou optar por uma modalidade de clínica virtual e, consequentemente, já vai estar contribuindo com umas das medidas de prevenção a propagação da doença, o distanciamento social.

O QuarkClinic, por exemplo, dispõe da teleconsulta integrada ao prontuário, nela, os profissionais de saúde poderão realizar os seus atendimentos remotos e ter acesso às informações do paciente, fazer novos registros e prescrever com facilidade.  Para otimizar ainda mais o processo de marcação da consulta, você pode disponibilizar o link do agendamento online com pagamento online.

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