Pós-consulta: como manter o relacionamento com o paciente?

O pós-consulta é um momento muito importante para o encantamento e fidelização do seu paciente. Nesta etapa, você poderá nutrir e estreitar o relacionamento com os seus clientes e garantir que eles sempre voltem a consumir os seus serviços ou produtos.

Muitas empresas, no geral, negligenciam este processo ao julgar que o relacionamento com o cliente termina logo após a efetuação da compra. Porém, é um erro que não pode ser cometido. Já que um cliente satisfeito pode retornar ao seu negócio e gerar uma nova venda! 

O mesmo caso se aplica às clínicas, policlínicas e consultórios e é ainda mais crucial nesta área, já que auxilia na construção da relação médico-paciente. Dessa forma, despertando no paciente mais confiança, probabilidade de retorno e até indicações para amigos ou parentes.

Quer saber por onde começar? Confira algumas ações que você pode aplicar no pós-consulta para fidelizar os seus pacientes e manter uma relação positiva.

Tenha sempre os dados dos seus pacientes à mão

Os dados dos seus pacientes são uma fonte de informação excepcional para personalizar as suas ações e entregar mais valor. Assim, é possível extrair informações financeiras – como o seu paciente prefere pagar pelo seus serviços? -, dos procedimentos ou especialidades que ele tem mais procurado, período que ele mais agenda, entre outras.

Conhecer o seu paciente é fundamental na elaboração de estratégias de relacionamento e ferramentas de gestão como o QuarkClinic podem lhe auxiliar a manter todas as informações seguras e ter acesso em poucos cliques ao cadastro e histórico das interações do indivíduo com o seu negócio.

Realize pesquisa de satisfação ou campanhas por e-mail

A pesquisa de satisfação é uma ótima forma de saber a visão do seu paciente a respeito da experiência do atendimento na sua clínica ou consultório. Através dos resultados, a organização poderá identificar os seus pontos fortes e fracos e trabalhar para a mudança dos aspectos destacados como negativos.

Ouvir o paciente e acatar as suas sugestões vai demonstrar que se importa com sua opinião e que está disposto a oferecer ainda mais comodidade ao mesmo, muitas empresas aplicam a metodologia de Net Promoter Score (NPS). Uma das ferramentas que você pode utilizar para enviar a pesquisa é o e-mail. 

Além disso, você pode utilizar a sua base de dados para realizar campanhas personalizadas por e-mail, oferecendo algum desconto exclusivo, parabenizando o paciente no dia do seu aniversário,  alertando sobre alguma novidade no serviço, entre outras.  

Cultive um atendimento humanizado 

Desde o primeiro contato com o paciente, é importante que todo o atendimento tenha um padrão de excelência, ou seja, que o paciente receba o mesmo tipo de tratamento desde a recepção até a prestação do serviço pelo profissional. 

O tratamento humanizado é a chave para fidelização dos clientes, principalmente, quando se trata de cuidados com a saúde, já que o paciente se encontra em um papel de vulnerabilidade e eles precisam encontrar o suporte e acolhimento para que se sintam mais confortáveis.

No pós-consulta, você pode manter-se em contato com o paciente para lembrá-lo do retorno, oferecer orientações e dicas para saúde, por exemplo.

Nutra o relacionamento através das redes sociais 

Outra forma de manter o relacionamento com o paciente no pós-consulta é oferecer conteúdos relevantes com certa frequência. Você pode fazer isso, por exemplo, utilizando o e-mail e as redes sociais.

Atente-se aos principais assuntos que sejam do interesse dos seus clientes e produza conteúdos que vão ajudá-los e fazer interagir com a sua clínica ou consultório. Além disso, fique de olho nas mensagens privadas e nos comentários das postagens, pois muitos pacientes entram em contato por estes canais para sanar dúvidas!

Crie canais de atendimento para o pós-consulta

Como falado anteriormente é importante conhecer o perfil do seu cliente para traçar planos mais assertivos e implementar mudanças para encantá-los. Através dessa análise, você poderá optar pelo melhor meio de relacionamento para o pós-consulta.

É muito comum os pacientes terem dúvidas após o atendimento, principalmente, relacionados ao receituário, tratamentos, restrições alimentares ou físicas e etc. É interessante deixar um canal aberto para que eles possam se comunicar com a sua clínica, como o WhatsApp, e-mail ou através das redes sociais.

Fale com um consultor e descubra como automatizar a sua estratégia de relacionamento!

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