3 recursos para evitar a falta de pacientes

A falta de pacientes em consultas/procedimentos é uma dor comum em muitas clínicas, policlínicas e consultórios médicos. Este problema é um fator muito importante e que impacta diretamente a receita, compromete a organização da agenda dos profissionais e dificulta a fidelização.

Hoje em dia são vários os recursos de comunicação que você pode utilizar para estar em contato e relacionar-se com o paciente de maneira automatizada, e assim, reduzir o trabalho operacional da recepção nas confirmações das consultas e exames agendados.

Dessa forma, poderá direcionar os seus atendentes para realizar outras tarefas necessárias e otimizar o tempo da sua recepção. O no-show, que significa o “não comparecimento” do cliente, é um termo muito conhecido na área hoteleira e de companhias áreas e é uma métrica significante que deve ser monitorada na sua clínica.

O QuarkClinic possui três recursos incríveis que vão lhe ajudar a evitar a falta de pacientes e a melhorar a produtividade da sua recepção. Continue lendo e confira!

1. Confirmações automáticas por SMS e E-mail

Este recurso permite que você automatize as confirmações de consultas e procedimentos, sem a necessidade de recorrer ao velho telefone e ligar para todos os agendamentos do dia. Através destas ferramentas, você pode enviar lembretes até 48 horas antes do dia do agendamento, por exemplo.

Além disso, você pode utilizar as duas ferramentas de confirmação tanto o e-mail quanto o SMS e mesclar os contatos até o dia da consulta ou exame para garantir que o paciente não falte! O mais bacana é que a confirmação por e-mail é gratuita e por SMS tem um custo de apenas 0,12 centavos por envio e confirmação.

No módulo CRM do QuarkClinic também é possível personalizar e-mails automáticos de acordo com a jornada do paciente. Por exemplo, pode ser utilizado para enviar instruções ou comunicados importantes que o paciente precisa saber antes de realizar um procedimento ou consulta.

2. Confirmações pelo WhatsApp

Outra incrível funcionalidade é a confirmação via WhatsApp, afinal, segundo artigo do Canaltech, o aplicativo segue instalado nos smartphones de 99% dos brasileiros e 95% deles abrem o app todos os dias. Realizar as confirmações através desta plataforma é a garantia de que pelo menos o seu paciente visualize a mensagem, mas para que esta estratégia funcione é importante manter em seus cadastros números atualizados!

Com a ferramenta de confirmação pelo WhatsApp QuarkClinic, a sua recepção ou secretária poderá clicar no botão do WhatsApp ao lado do número do paciente e lhe enviar uma mensagem padrão com um link para ele confirmar ou cancelar a sua consulta ou exame e assim que selecionar a opção desejada o status do agendamento é automaticamente modificado no sistema.

3. Agendamento online

Além dos recursos já mencionados, outra funcionalidade facilitadora no dia a dia de uma clínica, policlínica ou consultório é o agendamento online. Dessa forma, o paciente não precisará entrar em contato direto com a clínica para fazer o seu agendamento, ele poderá acessar de qualquer dispositivo em qualquer lugar o seu site ou redes sociais, por exemplo, e reservar um horário.

Para o paciente é mais cômodo, rápido e acessível já que pode escolher o dia e horário, o profissional que deseja, a unidade da clínica que quer ser atendido ou agendar para um dependente. No local, ainda é possível visualizar o seu histórico de agendamento, cancelar ou reagendar a marcação feita. 

Isso diminuirá consideravelmente o número de ausências, já que o paciente tem a opção de escolher o horário de preferência. Outro benefício, é a experiência de atendimento que está proporcionando, sem a preocupação em ligar para clínica ou aguardar ser atendido vários minutos na chamada telefônica.   

Agende agora a sua demonstração para conhecer essas e outras ferramentas do QuarkClinic!

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