Omnichannel: saiba o que é e como aplicar na sua clínica

O omnichannel é uma estratégia que se utiliza de diferentes canais de comunicação com o objetivo de estreitar o relacionamento e aprimorar a experiência dos clientes, seja no ambiente online ou offline. É uma tendência que se baseia na convergência e integração de todos os pontos de contato com a empresa.

Muitas empresas estão sendo desafiadas a transformar o consumo em uma experiência única e prática, já que cada vez mais os consumidores estão mais exigentes e buscando comodidade. Por isso, oferecer canais online para o cliente não é mais um diferencial, é uma necessidade dentro de um mercado tão competitivo.

O omnichannel oferece uma nova e mais completa experiência de compra e já vem sendo praticado por várias marcas, principalmente, do varejo. Trata-se ainda de uma estratégia muito recente e que pode ser utilizada para destacar a sua clínica em meio à concorrência.

Quais os benefícios de uma estratégia omnichannel?

Investir nesta estratégia pode ser uma excelente forma de transformar a experiência do seu paciente, proporcionando mais benefícios e comodidade para ele. Afinal, o objetivo de todas essas ações é fortalecer o relacionamento e fidelizá-los.

Alguns benefícios que o omnichannel proporciona é:

  • A melhoria dos seus serviços;
  • A oportunidade de captar outros pacientes;
  • Melhorar seu processo de fidelização;
  • Melhorar a imagem da sua marca.

Ao integrar estes pontos de contato com a sua marca vai proporcionar uma experiência unificada para o seu paciente e ofertar a mesma qualidade de serviço prestado.

Segundo enquete feita pela Zendesk sobre o atendimento ao cliente Omnichannel, realizada em 2013, 64% dos consumidores brasileiros indicariam a empresa para amigos e família depois de receberem um serviço excepcional.

Como aplicar o omnichannel na sua clínica?

Antes de partir para a ação, é importante fazer uma análise e levantamento de algumas questões, por exemplo: 

  • Quais canais de comunicação são utilizados?  
  • Eles estão integrados?  
  • Existe algum canal que ainda não é utilizado? 
  • Que mensagem eu quero transmitir? 
  • Como é a jornada do paciente na minha clínica?

Com estas reflexões, será possível fazer um planejamento e determinar quais ferramentas serão necessárias para executar a estratégia. Segue adiante algumas dicas de como aplicar para você se inspirar.

1. Disponha de um atendimento presencial e virtual

É uma tendência cada vez mais forte na área da saúde, impulsionado pelos efeitos da pandemia, a prestação de serviços médicos online. Muitas clínicas e consultórios vem disponibilizando em suas opções de atendimento, a teleconsulta.

Este modelo de atendimento vem trazendo muitos benefícios, principalmente, para os pacientes, pois é mais cômodo e rápido. Além de você ter um acompanhamento mais próximo, mesmo à distância.

Teleconsulta QuarkClinic

Para tornar isto também realidade no seu negócio, é importante investir em um sistema especializado, como o QuarkClinic, que possui o nível de segurança adequado e ferramentas que vão proporcionar facilidade na hora da consulta com o paciente. 

Além do módulo de teleconsulta ser integrado com o prontuário do paciente (PEP), é possível gerar receitas digitais e assinar eletronicamente. Outro benefício, é na facilidade de acesso do paciente à sala virtual de atendimento. Já que não é necessário baixar nenhum aplicativo, apenas clicar no link enviado pelo profissional e acessar de qualquer dispositivo.

2. Relacione-se com o paciente antes, durante e após o atendimento

Cultivar o relacionamento com o paciente é a chave para fidelizá-lo. Por isso, é importante transmitir o cuidado e atenção com o mesmo desde o primeiro contato. Caso este primeiro encontro seja presencial, certifique-se que o fluxo de atendimento esteja organizado, deixe sempre claro os serviços e produtos que a clínica tem a disposição e como acessá-los e em quais canais acessá-los.

É importante integrar o digital ao presencial ou vice e versa, por exemplo, pode disponibilizar um QRCode na clínica no qual o paciente já tenha acesso a uma página de marcação de retorno, consultas e exames.

Um sistema de gestão pode lhe auxiliar neste processo de relacionamento, já que ele automatiza confirmações de consulta/exames, campanhas por e-mail personalizadas, armazena informações importantes dos pacientes e traz dados que vão ajudar a nortear as suas futuras ações.

3. Padronize o seu atendimento em todos os canais

Além de padronizar, é importante prestar o atendimento de forma humanizada, afinal queremos que os pacientes se sintam acolhidos e sempre convidados a retornarem quando precisarem. 

Seja em contato direto com sua recepção ou secretária, por telefone, e-mail, WhatsApp, através do seu site e redes sociais, é necessário que todos esses canais unifiquem a sua “voz” e tratamento para com o paciente. Dessa forma, independente de onde ele iniciar o contato, sempre terá a mesma experiência ao ser atendido.

Umas das funcionalidades do QuarkClinic é o agendamento online com pagamento online, você pode disponibilizar o link para a página em seu site, redes sociais e WhatsApp. Uma ferramenta muito bacana para ampliar os seus canais de atendimento e otimizar a marcação, que é realizada em poucos cliques.

Gostou das dicas? Saiba agora como o QuarkClinic pode otimizar os processos da sua clínica e ajudar na sua estratégia!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *