Laudo médico: o que é e como a tecnologia pode ajudar

O laudo médico é algo muito comum no dia a dia dos profissionais de saúde e das clínicas médicas, sendo essencial a praticidade na hora de laudar o exame e armazenar o documento em um local seguro!

Com um software médico na nuvem, você consegue realizar o laudo a qualquer hora e lugar e os dados ficam armazenados em segurança, já que este tipo de sistema possui o nível de segurança adequado para evitar perdas de informação e falhas de sigilo.

Entenda melhor a seguir o que é o laudo médico, o que deve constar, quais os tipos e como a tecnologia pode lhe auxiliar na sua operação!

O que é o laudo médico?

O laudo médico é um documento formal que traz informações sobre os resultados do exame do paciente, é descrito com detalhes e utilizado vários termos técnicos. Através dele é possível saber se os exames indicaram características de normalidade ou alterações e até apontar um diagnóstico médico mais específico.

Segundo as exigências do Conselho Federal de Medicina (CFM), o laudo médico pode ser assinado somente por profissionais especialistas na área do exame.  Este é um relatório muito importante já que permite descartar alguma patologia, diagnosticar e auxiliar no acompanhamento do tratamento de alguma doença. 

Junto com a avaliação clínica realizada pelo profissional solicitante, o laudo médico vai nortear as decisões médicas seguintes a respeito do quadro do paciente!

Quais informações devem constar no laudo médico?

É importante que o laudo contenha todas essas informações listadas abaixo, confira: 

  • Nome completo do paciente;
  • Nome e endereço do local onde o exame foi feito;
  • Nome do médico solicitante;
  • Data de realização;
  • Motivo para a solicitação do procedimento;
  • Conduta e descrição detalhada do exame;
  • Hipótese / impressão diagnóstica;
  • Informações adicionais sobre o paciente, como idade, peso, altura, etc. (caso sejam dados pertinentes).

Sobre o último ponto: em um eletrocardiograma, por exemplo, ou exames para o coração, é importante saber o condicionamento físico do paciente.

Quais são os tipos de laudo médico?

No dia a dia do consultório os médicos podem se deparar com vários tipos de laudos diferentes, por exemplo, para causas previdenciárias. 

  • Laudo médico para PCD: para que a pessoa deficiente possa ingressar no mercado de trabalho é necessária a emissão de um laudo para PCD.
  • Laudo médico judicial pericial: está ligado ao âmbito judicial e a investigação de um determinado problema que levou a uma medida judicial, o laudo é utilizado como uma prova. É muito comumente utilizado na saúde ocupacional.

Como a tecnologia pode lhe ajudar a emitir os laudos médicos?

O QuarkClinic vai lhe ajudar a otimizar a emissão de laudos da sua clínica ou consultório através de algumas ferramentas. Descubra agora quais são!

Teleconsulta

Com este recurso é possível emitir e fazer a leitura do laudo à distância, de qualquer lugar que o profissional esteja. Proporcionando mais comodidade e facilidade na hora de atender o paciente. 

Além disso, o QuarkClinic conta com um perfil exclusivo apenas para médicos laudistas que não realizam consultas, no local, ele pode laudar, consultar os laudos e criar modelos padrão de laudo.

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)

Para os médicos laudistas que realizam consulta, no próprio PEP, há uma área específica para os exames a realizar e ele pode fazer o laudo nesta mesma seção.

Uma grande vantagem é que o prontuário eletrônico traz vários dados importantes sobre o paciente e você tem acesso a anamnese, histórico, laudos anteriores e outros.

Integração com a WBSRAD

A integração com a WBSRAD traz diversos benefícios, dentre eles:

  1. WorkList: Permite que os agendamentos feitos no QuarkClinic para exames de imagem já apareçam diretamente na máquina de exames, para ser executado pelo profissional, evitando o recadastro na máquina e erros ou informações equivocadas.
  2.  Laudo e imagens no QuarkClinic: Graças a integração, o laudo e imagem feitos no WBSRAD aparecem automaticamente no histórico do paciente dentro do QuarkClinic e fica disponível para sempre que necessário o profissional poder consultar essas informações.
  3. Resultados Online: O próprio paciente recebe um SMS com o link para acessar e baixar o laudo e as imagens, reduzindo o custo com o papel ao fazer a impressão dos exames, facilitando o acesso aos resultados para o paciente, que não precisa se deslocar para a clínica e pegar os exames, e otimiza o tempo da sua recepção que não precisaria procurar os exames guardados em pastas e arquivos extensos.

Gostou do conteúdo? Talvez você também se interesse por algum da lista abaixo:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *