Setembro Amarelo: entenda um pouco mais sobre esta campanha e as vantagens do QuarkClinic para os médicos psiquiatras!

O setembro amarelo é uma data dedicada à prevenção e conscientização do suicídio.  Segundo o Ministério da Saúde o suicídio é a quarta principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. No mundo, são cerca de 800 mil mortes por ano, trata-se de um grave problema de saúde pública.

Ainda de acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia, principalmente entre os jovens, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. 

Trata-se de um tópico social muito importante a ser discutido e divulgado, a campanha vem contribuindo para desmistificar alguns tabus, ajudando as pessoas a identificarem os sinais da ideação suicida, a saber como ajudar ou onde procurar por ajuda.

Continue lendo e descubra mais sobre a campanha e quais as vantagens do QuarkClinic para os médicos psiquiatras!

A origem do Setembro Amarelo

Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio e a cor amarela que representa a ação foi inspirada na história de um jovem americano que tirou a própria vida em seu Mustang 68 amarelo, em 1994.

Em seu funeral, amigos e familiares distribuíram cartões e fitas amarelas com mensagens de apoio para todos que estivessem enfrentando os mesmos problemas que o rapaz. O gesto ganhou grande visibilidade e logo se expandiu pelo país.

No Brasil, a campanha acontece desde 2015 em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina),  CVV (Centro de Valorização da Vida) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). 

Procure ajuda médica especializada 

Como sabemos, ainda existe muito preconceito e até um certo desconforto em relação a esta pauta, principalmente, porque geralmente as pessoas que cometem o suicídio possuem alguma doença mental. Porém, assim como qualquer outra enfermidade, existe tratamento.

O médico que cuida das doenças mentais é o psiquiatra. Na consulta ele poderá avaliar os sintomas, solicitar exames clínicos e indicar o melhor tratamento para cada caso, que pode ser farmacológico ou psicoterápico. Com a ajuda deste profissional o paciente poderá melhorar a sua qualidade de vida.

Quais as vantagens do QuarkClinic para os médicos psiquiatras?

Além de contemplar vários módulos e funcionalidades de gestão para um consultório ou clínica, o QuarkClinic possui duas ferramentas importantes para facilitar o dia a dia deste profissional de saúde, que é a teleconsulta e o prontuário personalizável.

A ferramenta de teleconsulta permitirá fazer um acompanhamento contínuo independente da distância entre você e o seu paciente, sempre que ele precisar poderá marcar uma consulta virtual para pegar uma nova prescrição – que pode ser enviada via SMS, WhatsApp ou e-mail -, tirar dúvidas sobre o tratamento ou realizar uma nova avaliação.

Outro benefício é o prontuário personalizável, já que o profissional pode criar novos campos, inserir imagens, tabelas, entre outros, conforme as suas necessidades. Além disso, ele obterá fácil acesso ao histórico do paciente e das prescrições anteriores, já que o sistema funciona na nuvem e os dados podem ser acessados de qualquer dispositivo conectado à internet.

Ficou interessado em nosso sistema? Fale com um consultor e agende agora a sua demonstração!

Setembro Amarelo, somos #todospelavida!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *