4 tendências na gestão médica para 2022

A pandemia acelerou a transformação digital do mercado de saúde e esse “novo normal” que vivemos gerou mudanças e inovações que prometem não só ficar, mas se consolidarem como tendências na gestão médica para 2022.

Antes disso, a internet já era utilizada para aproximar profissionais de saúde aos seus pacientes, assim como a aplicação de tecnologias que ajudam na gestão dos processos e no atendimento médico em si.

Com a presença da doença e a necessidade de haver o distanciamento social alternativas que já existiam começaram a ser amplamente utilizadas, como a adesão as teleconsultas e o uso das prescrições digitais.

Confira a seguir algumas tendências na gestão médica para 2022!  

1. Inovações e tecnologias na saúde

A cada dia surgem novas plataformas especializadas para telemedicina, prontuários eletrônicos, agenda online e vários outros. Ferramentas que vêm beneficiando médicos, gestores e pacientes.

E uma aposta para o próximo ano é a integração de dados, ou seja, sistemas de gestão como o QuarkClinic que oferecem uma integração de dados em um só lugar. No mesmo sistema, você tem acesso ao prontuário eletrônico, dados financeiros, dados dos pacientes, entre outros.

Além disso, todo o alto volume de dados da sua clínica ficam seguros e armazenados na nuvem, com toda segurança necessária e garantindo que nenhuma informação seja perdida. São vários os benefícios de uma solução na nuvem como a redução de custos, otimização do atendimento e proteção dos dados.

Outro destaque é a gestão anywhere, que é a possibilidade de fazer a gestão da sua clínica ou consultório de qualquer lugar, através de qualquer dispositivo conectado à internet. Dessa forma, o médico gestor ou administrador não precisa estar dentro do estabelecimento para gerenciá-lo.

2. Jornada do paciente 

A jornada do paciente é um dos pontos vitais na gestão da saúde de maneira geral e tem contribuído para melhorar o desempenho e a qualidade no atendimento médico em vários estabelecimentos de saúde.

É importante mapear o fluxo do paciente e os pontos de contato que ele possui com a clínica para fornecer uma experiência agradável e humanizada. Além disso, é importante cultivar esta relação para fidelizá-los e a tecnologia também pode ajudar com isso. Alguns exemplos:

  • as confirmações de consultas automáticas pelo WhatsApp;
  • comunicação automatizada e personalizada por e-mail conforme o status do paciente na clínica, sobre algum procedimento ou orçamento que ele realizou;
  • realização de pesquisa de NPS;
  • e outros.

Saiba mais sobre o módulo CRM do QuarkClinic, clicando aqui.

3. Marketing digital na saúde

Uma tendência cada vez mais forte na área da saúde é o marketing digital e a possibilidade de realizar estratégias direcionadas para os seus perfis de clientes através da segmentação, por exemplo. 

O QuarkClinic possui uma integração com o RDStation Marketing, a qual permite que os dados dos pacientes fiquem integrados à plataforma e, dessa forma, você consegue direcionar suas campanhas de marketing e ações com foco em nichos específicos.

Outras tendência é a criação de conteúdo nas redes sociais, principalmente, no Instagram e no TikTok. O formato de Podcast também é uma grande aposta, já que está é uma forma prática e fácil de obter conhecimento e compartilhar informações relevantes.

4. Segurança de dados e LGPD 

A segurança de dados foi um assunto muito discutido no ano de 2020, muito por causa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que passou a valer em agosto do mesmo ano, estabelecendo diversas regras tanto para a coleta, quanto para o uso de dados.

Para as clínicas e consultórios que ainda não se adaptaram, é importante se atualizar acerca das novas normas e optar por ferramentas que já estão adequadas. É essencial a realização dessas mudanças, já que elas podem gerar multas ou penalizações mais severas. 

Fale agora com um consultor e descubra como o QuarkClinic vem acompanhando as novas tendências para 2022!

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