Como avaliar a produtividade na sua clínica médica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mensurar a produtividade na clínica médica é um passo importante para avaliar o desempenho do negócio e, cada vez mais, conquistar o seu espaço no mercado. 

Sabemos o quão importante é para qualquer empresa monitorar e controlar os seus resultados. Mensurar a produtividade na clínica médica é um passo importante para avaliar o desempenho do negócio e, cada vez mais, conquistar o seu espaço no mercado. 

A produtividade é um conceito que está relacionado com a quantidade e a qualidade, ou seja, podemos dizer que a produtividade é o número de atividades que você consegue fazer em um determinado período de tempo utilizando o mínimo de recursos necessários para atingir o seu objetivo.

Os fatores qualidade quantidade são algo de extrema relevância, principalmente, quando se trata do atendimento médico. É algo que deve ser constantemente analisado, não apenas nas clínicas médicas, mas também nas policlínicas, centros médicos e consultórios.

Portanto, mensurar o rendimento do seu negócio pode ser a peça que faltava para você reavaliar seus processos ou definir novas estratégias. Continue lendo e saiba mais!

Pós-consulta: como manter o relacionamento com o paciente?

A tecnologia como aliada

Existem uma infinidade de sistemas no mercado especializados na gestão médica e em otimizar os processos e aumentar a produtividade. Os softwares médicos, como o QuarkClinic, proporcionam mais controle, agilidade e segurança aos seus dados! Ademais, o QuarkClinic possui mais de 20 tipos de relatórios que podem ser exportados para Excel e apresenta alguns gráficos com informações gerais.

Essas plataformas possuem várias ferramentas para organização da agenda, atendimento, finanças, marketing e outras. A automatização dos processos vai aumentar a produtividade na clínica ou consultório. Além disso, poderá utilizar o sistema a seu favor para gerar relatórios e dados que vão garantir facilidade e assertividade em suas tomadas de decisão. 

Formas de mensurar a produtividade na clínica médica ou consultório 

Separamos, a seguir, algumas métricas importantes que podem ser consideradas na hora da sua análise.

Satisfação dos pacientes

Ter os seus esforços focados na satisfação do paciente é essencial para estabelecer confiança, encantar e fidelizá-lo. Não é à toa que várias organizações realizam pesquisas frequentes com os seus consumidores, buscando identificar os seus pontos fortes e o que precisa melhorar. Por isso, é tão relevante acompanhar o nível de contentamento dos pacientes com os seus serviços.

Em sua pesquisa pode averiguar questões sobre atendimento, localização, facilidade em marcar consulta, formas de pagamento e outros aspectos. Os sistemas de gestão médicos podem ajudar a estreitar o relacionamento com o paciente, já que possuem ferramentas para confirmações de consultas, enviar uma pesquisa ou outra comunicação personalizada.

Tempo de espera e de atendimento

O tempo que o paciente aguarda antes de realizar o atendimento, assim como o tempo em média que dura a consulta, são informações importantes para avaliar a quantidade de produção realizada em um dia, saber como afeta a organização da agenda e a qualidade do atendimento.

Dessa forma, o profissional vai poder organizar a sua agenda de forma que ele preencha todos os horários dentro da sua capacidade, sempre prezando pela excelência e cuidado com o paciente.

Com o QuarkClinic sua clínica terá total gestão do tempo de espera dos pacientes em cada etapa de atendimento, desde o momento que ele chegar na clínica para aguardar o atendimento na recepção, até o momento que for atendido pelo profissional de saúde, nossa plataforma também lhe dará o tempo de atendimento médio de cada profissional de saúde.

Mapa de ocupação da clínica ou consultório

É interessante ter um controle das especialidades e profissionais mais procurados, saber qual a taxa de ocupação geral da clínica, os dias da semana mais procurados e os horários mais vagos. Ao averiguar tais informações você poderá desenvolver estratégias que aumentem a sua produção e direcionar o marketing para as especialidade e profissionais que estão com baixa demanda em suas agendas. 

Outros dois dados importantes são a taxa de confirmação e de faltas da sua clínica ou consultório, monitore periodicamente e utilize as tecnologias adequadas para prevenir “buracos” na agenda e garantir a receita da empresa.

O QuakClinic é uma ferramenta completa e especializada que pode lhe ajudar a otimizar e facilitar os processos no seu dia a dia! Solicite um demonstração gratuita ou fale com um consultor!

Todos os post