
Com um mercado cada vez mais concorrido, é natural que os profissionais de saúde busquem novas formas de alavancar o seu negócio e se diferenciarem da sua concorrência. Por isso, veem no marketing online/off-line uma alternativa eficaz para alcançar seus objetivos.
No entanto, em razão das diferentes nuances, ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto, como, por exemplo: qual o melhor tipo de marketing médico? off-line ou online? O que posso e o que não posso fazer?
Observação: Se você tem dúvidas sobre o que significa ‘marketing médico’, leia antes o nosso texto ‘Marketing Médico: o que é, os primeiros passos e quais estratégias aplicar’.
Antes de tudo: Leia também o Manual de Publicidade Médica!
Seja para realização de marketing online ou off-line, o importante é ter pleno domínio do Manual de Publicidade Médica, elaborado, em 2011, pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), órgão responsável pela regulação e fiscalização da prática médica.
O Manual pode ser lido na íntegra online aqui, e proíbe algumas práticas, tais como: divulgação de imagens do paciente antes e depois de procedimentos para mostrar os resultados, selfies em local de trabalho, promoções de equipamentos, uso de expressões adjetivadas (“o melhor”, “o mais completo”, “resultado garantido”, “o único capacitado”, e afins).
Marketing off-line x Marketing Online: Qual a diferença?
Há poucas décadas, o marketing off-line era a única ferramenta utilizada para abordar o público. A definição é tão abrangente que fica mais fácil fazê-la por eliminação. O marketing offline é tudo o que acontece fora do mundo virtual. Ou seja, tudo que é feito nos veículos tradicionais (físicos), tais como: rádio, televisão, jornal, outdoor, ações presenciais, campanhas por call center, panfletagem, malas diretas impressas, entre outros.
Essa estratégia possui os seguintes benefícios:
Alto impacto: alcance em massa da sua mensagem;
Capacidade de alcançar o público off-line: hoje, no Brasil, apenas 35,3% da população acima de 10 anos não tem acesso à internet, entretanto, esse público representa quase 60 milhões de pessoas, concentrando-se principalmente no target acima de 60 anos;
Experiências próximas: contato face a face em ações pontuais (por exemplo, em ponto de vendas).
Já o marketing online, de forma bem concisa, é o conjunto de ações de marketing que são implementadas utilizando-se a internet como principal meio de divulgação e atração de novos clientes.
Algumas estratégias são: marketing de conteúdo através de blogposts, redes sociais, otimização de sites, e-mail marketing e banners/links patrocinados.
Veja, a seguir, os principais benefícios do marketing digital:
Segmentação: a estratégia digital permite você realizar uma segmentação precisa do seu público;
Custo-benefício: além das estratégias orgânicas, como o SEO e o inbound marketing, em que o investimento foca no desenvolvimento de inteligências e execução das ações, a publicidade online, conhecida também como marketing de performance, tem melhores preços se comparado às mídias de massa, além de um excelente retorno;
Engajamento: o relacionamento é um recurso valioso tanto para conquistar novos consumidores, quanto para fidelizar os clientes da sua marca. Em plataformas digitais como as redes sociais, fóruns e apps, você gera interações e aproxima a empresa do público.

E qual melhor estratégia de para aplicar na área médica?
A melhor estratégia é conectar ações online e off-line, realizando um planejamento integrado para que ambos trabalhem juntos na conquista da atenção e confiança do paciente, além de contribuir na formação de notoriedade para a sua clínica no mercado.
Um exemplo de ação integrada seria a participação em um evento médico presencial, adequado para o seu público-alvo, realizando a divulgação das suas redes sociais para formação de um relacionamento duradouro.
Outra ação mista pode envolver um anúncio com QR Code e direcionamento para o seu site veiculado em uma revista médica, ou a participação em um programa de televisão sobre saúde com interação em tempo real via Twitter.
Já para os profissionais autônomos, que estão iniciando no mercado , indicamos começar pelo marketing online, por ser uma estratégia de baixo custo, segmentação precisa, além de uma tendência irreversível na atualidade.