Demissão Humanizada : 5 passos para aplicar na sua empresa

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Neste artigo, você descobrirá 5 passos para aplicar uma demissão humanizada na sua empresa, preservando e dando oportunidade para os colaboradores, além de auxiliar na construção de uma imagem positiva da empresa no mercado. 

Um dos momentos mais difíceis para um profissional de gestão de pessoas é a demissão, uma situação cotidiana, que se não for bem trabalhada, pode trazer consequências emocionais para o trabalhador e também para a imagem da empresa. Contudo existe uma abordagem conhecida como demissão humanizada.

A demissão pode acontecer por várias razões, e cada uma delas exige que o gestor tenha uma preparação para saber o que e como falar na hora de passar essa notícia ao colaborador. É um processo que exige inteligência emocional e estratégia bem definida para essa situação.

Nos últimos tempos uma onda de layoff, medida de redução de custos adotada pelas empresas para reestruturar e se adaptar às condições atuais do mercado, acometeu diversas empresas no Brasil e no mundo, causando comoção e indignação, devido a forma que essas empresas administraram o processo de desligamento. 

Contudo, o processo demissional pode ser feito de uma forma mais humana e menos impactante, tanto para o colaborador envolvido quanto para a empresa como um todo. Essa abordagem é conhecida como demissão humanizada. 

Neste artigo, você descobrirá 5 passos para aplicar uma demissão humanizada na sua empresa, preservando e dando oportunidade para os colaboradores, além de auxiliar na construção de uma imagem positiva da empresa no mercado. 

O que é a demissão humanizada?

A demissão humanizada é uma abordagem praticada pela empresa no encerramento do vínculo empregatício, que coloca o bem-estar e a dignidade do colaborador como prioridade. Essa abordagem reconhece a complexidade e a sensibilidade dessa transição, buscando conduzir o processo de maneira ética e respeitosa. 

A demissão humanizada não apenas ajuda o colaborador a enfrentar essa transição desafiadora, mas também pode beneficiar a empresa, pois ajuda a preservar a reputação da organização no mercado de trabalho e a manter um ambiente de trabalho saudável.

A seguir, confira 5 passos essenciais para uma demissão humanizada de sucesso.

1 – Mantenha o sigilo sobre o desligamento

Por ser uma situação delicada, o desligamento de um colaborador deve ser mantido em sigilo e tratada apenas com os gestores da empresa. Já pensou a situação chata se essa informação vaza e o colaborador descobre por meio de outro colega e não do seu gestor imediato ou do RH?

A situação por si só já causa um desconforto, por isso é importante manter a demissão em sigilo, preservando o colaborador e evitando conversas desnecessárias nos corredores da empresa, o que pode afetar o clima organizacional.

2 – Utilize uma comunicação sensível

A maneira como a notícia do desligamento é comunicada faz toda a diferença. Por isso ela deve ser realizada pessoalmente, preferencialmente em um ambiente privado, onde o colaborador se sinta à vontade para expressar suas emoções. É importante que o gestor demonstre empatia, ouvindo ativamente e respondendo às perguntas do colaborador.

Também é hora oportuna para a entrevista de desligamento, com o objetivo de coletar feedback do colaborador que está saindo, visando entender as razões da sua saída (no caso de desligamento a pedido) ou abordar os motivos da demissão, destacando as qualidades e competências profissionais do colaborador.

É aquele ditado: trate o colaborador como você gostaria de ser tratado se a situação fosse inversa. 

Os dados obtidos na entrevista de desligamento desempenharão um papel fundamental na identificação de oportunidades de aprimoramento e na facilitação de tomadas de decisão mais precisas no departamento de recursos humanos da empresa.

3 – Ofereça boas referências

Muitas vezes o desligamento chega de surpresa por vários motivos, mas para ter um processo de demissão humanizada de sucesso, o gestor precisa pensar como amenizar a situação para o colaborador. 

Uma solução para amenizar os efeitos da demissão é oferecer uma boa carta de referência para o colaborador. Relatando sua expertise, soft e hard skills e todas as informações profissionais necessárias para que o colaborador tenha um norte para sua reinserção no mercado de trabalho.

Neste artigo, você descobrirá 5 passos para aplicar uma demissão humanizada na sua empresa, preservando e dando oportunidade para os colaboradores, além de auxiliar na construção de uma imagem positiva da empresa no mercado. 

4 – Prorrogue assistências

Essa decisão depende de vários fatores, mas se sua empresa tiver condições de manter benefícios como plano de saúde, auxílio alimentação ou qualquer outro benefício, por um período determinado após o desligamento, será uma estratégia muito bem vista dentro e fora da organização.

Isso também garante que o colaborador tenha um fôlego, não fique totalmente desamparado, e tenha um tempo para se preparar em sua busca por novas oportunidades.

5 – Disponibilize orientação profissional

Por último, ofereça programas de orientação profissional focados em capacitar o colaborador para novas oportunidades no mercado de trabalho.

Uma boa estratégia é oferecer cursos online ou encaminhar o ex-colaborador para workshops e palestras que promovam as soft e hard skills e que forneçam habilidades comuns a todas as áreas, aumentando assim suas oportunidades de recolocação profissional.

Também é importante manter o contato com o colaborador, acompanhando seu progresso e fornecendo suporte conforme necessário. Isso demonstra um compromisso genuíno com o bem-estar do ex-colaborador e pode ajudar a preservar a reputação da empresa no mercado de trabalho.

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Concluindo

O processo de demissão é inevitável, mas a empresa precisa ter ciência que a demissão humanizada não é apenas uma responsabilidade ética, mas também uma estratégia inteligente para manter um ambiente de trabalho saudável, preservar a reputação da organização e fortalecer a lealdade dos funcionários remanescentes. 

O respeito e o cuidado com os colaboradores, mesmo em momentos difíceis, podem criar uma cultura de confiança e empatia que beneficia todo o ecossistema empresarial.