Proporcionar um atendimento de qualidade é importante para clínicas e consultórios que desejam fidelizar pacientes, obter renome e gerar cada vez mais consultas, proporcionando uma experiência extraordinária na jornada do paciente.
A saúde e recuperação do paciente sempre será a prioridade, mas a experiência do paciente vai além do diagnóstico; ela começa no momento em que ele entra na clínica e segue até a pós-consulta e acompanhamento.
Assim, proporcionar um atendimento de qualidade deve fazer parte da rotina de todos que fazem a gestão e do corpo médico das organizações.
Neste artigo, você vai descobrir maneiras práticas e humanizadas de aprimorar o atendimento ao paciente e oferecer comodidades essenciais para ampliar a satisfação pela sua clínica ou consultório.
Ótima leitura!
Como melhorar o atendimento do paciente?
1 – Proporcione um ambiente acolhedor para os pacientes
Nada mais importante que o paciente se sentir valorizado e confortável num ambiente acolhedor, limpo e organizado, que proporciona uma atmosfera positiva, influenciando diretamente na experiência do paciente.
Invista em uma recepção calorosa, com cores suaves, iluminação adequada e uma decoração que transmita serenidade. Salas de espera confortáveis e espaços bem projetados ajudam a amenizar a ansiedade dos pacientes.
Além disso, é importante fazer com que o paciente se sinta valorizado, pequenas ações como oferecer um café, um doce ou até mesmo um brinde faz com que ele se sinta acolhido.
Outra forma é lembrar do paciente em momentos especiais, como dia dos pais, dia das mães e do seu aniversário. Com o QuarkClinic, por exemplo, você pode configurar notificação automática de aniversário pelo WhatsApp direto para o paciente, contribuindo para que ele se sinta ainda mais valorizado e acolhido pela sua clínica ou consultório.
2 – Pontualidade no atendimento
A pontualidade no atendimento é um sinal de respeito e valorização do paciente. Por isso é fundamental que clínicas e consultórios mantenham uma agenda organizada, evitando atrasos que possam causar desconforto e irritação na espera.
É muito importante informar ao paciente problemas que possam causar imprevistos, além de comunicar de forma transparente a solução que está sendo aplicada para minimizar o impacto no tempo de espera do paciente.
Manter o paciente confortável e a par da situação minimiza as chances dele ir embora com uma experiência negativa que pode refletir na imagem da clínica ou consultório.
3 – Atendimento humanizado
Apesar de todo o aparato tecnológico utilizado nos dias de hoje, a comunicação humanizada e com empatia sempre vai ser necessária para garantir um atendimento de qualidade.
É importante adotar uma abordagem humanizada em toda a jornada do paciente, começando na recepção e prosseguindo durante as consultas e exames.
É preciso ouvir atentamente as preocupações dos pacientes e responder de maneira compreensiva e empática. Evitar a linguagem técnica excessiva, explicando os procedimentos de forma clara e tranquilizadora.
Manter um relacionamento médico-paciente baseado na confiança promove uma experiência mais satisfatória e colaborativa.
4 – Faça pesquisa de satisfação regularmente
Avaliar a satisfação do paciente é uma ferramenta valiosa para aprimorar continuamente os serviços oferecidos e o atendimento prestado. Por isso, implemente pesquisas de satisfação regulares para coletar feedback sobre diversos aspectos da sua clínica ou consultório.
A partir da análise dos resultados, pode-se identificar pontos fortes e as áreas que precisam ser aprimoradas. Isso não apenas demonstra um comprometimento com a melhoria contínua, mas também permite ajustes específicos conforme as necessidades dos pacientes.
A solução para gestão de clínicas e consultórios QuarkClinic oferece uma ferramenta especialmente desenvolvida para você fazer pesquisa de satisfação de forma simples e intuitiva. Com esse recurso você pode criar a pesquisa de forma personalizada e enviar para os clientes com apenas alguns cliques.
5 – Utilize um software para agendamento de consultas
Por fim, para garantir mais satisfação para os pacientes, ofereça a opção de fazer o agendamento online de consultas e exames por meio da comodidade proporcionada por um software de gestão de clínicas e consultórios.
Com um software como o QuarkClinic, você terá o agendamento online de consultas e exames, proporcionando aos pacientes a conveniência de agendar suas consultas de casa, a qualquer momento, utilizando um link ou um aplicativo para smartphone.
O QuarkClinic também possui confirmação de consultas via WhatsApp, e-mail ou SMS, que notifica o paciente sobre o dia e horário marcado, evitando a falta de paciente por esquecimento.
Assim, o paciente terá mais satisfação e comodidade no atendimento proporcionado pela sua clínica ou consultório.
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Concluindo
Aprimorar o atendimento na sua clínica ou consultório é um investimento necessário para garantir a satisfação e bem estar dos pacientes, proporcionando uma jornada satisfatória e extraordinária na sua organização.
Ao adotar uma abordagem humanizada, investir na infraestrutura certa, ouvir atentamente as necessidades dos pacientes e oferecer comodidades como o agendamento online com confirmação de consultas, você não apenas fortalece os laços com os pacientes, mas também contribui para uma prática médica mais gratificante, eficaz e de referência.
Além disso, quanto mais o paciente estiver satisfeito com o atendimento, mais ele se tornará um defensor da sua clínica ou consultório, contribuindo para o marketing boca a boca.
QuarkClinic – a plataforma completa para o agendamento online da sua clínica ou consultório
Com o QuarkClinic, você não terá apenas uma ferramenta de agendamento, mas uma solução completa com um conjunto de funcionalidades desenvolvidas para aprimorar o gerenciamento da agenda dos profissionais e a qualidade do atendimento prestado.
Confira algumas funcionalidades do QuarkClinic:
- Gestão da agenda;
- Agendamento online com link exclusivo para compartilhamento;
- Envio automático das confirmações por e-mail, SMS ou WhatsApp;
- Cadastro das informações do paciente;
- Pesquisa de satisfação;
- Prontuário Eletrônico Personalizável;
- Teleconsulta Ilimitada;
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