Apresentamos a você as as novas melhorias do QuarkRH implementadas no mês de março, visando aprimorar ainda mais a sua experiência.
Estamos constantemente trabalhando para oferecer um sistema mais completo e adequado às necessidades da sua empresa. Confira a seguir quais foram as novas melhorias do QuarkRH implementadas pelo nosso time.
Novas melhorias do QuarkRH
Módulo DP – Novos status de análise de solicitações gerais
Essa nova melhoria foi desenvolvida para proporcionar uma experiência ainda mais eficiente e transparente na gestão de processos relacionados aos colaboradores da sua empresa.
Agora no sistema é possível criar novos status das solicitações gerais, além dos status padrão: Atendida, Negada, Cancelada, De acordo. Assim, o usuário tem a liberdade de personalizar os status de acordo com as necessidades específicas da empresa, adaptando-os aos diferentes tipos de solicitação e aos fluxos de trabalho existentes.
Além disso, o sistema permite criar status exclusivos para DP/RH e/ou Gestor. Por exemplo: o status “Enviada ao Financeiro” pode ser um status exclusivo de análise feito pelo Gestor.
Para personalizar o status: Módulo DP > Cadastro de Dados > Solicitações do colaborador > Status de Análise > Criar novo.
Módulo DP – Personalização de Crachá
Com essa nova melhoria do QuarkRH, agora os usuários têm a opção de personalizar os dados padrão que aparecem na geração do crachá pelo sistema.
Assim, essa personalização permite escolher quais das seguintes informações são mais relevantes para cada colaborador: Nome, Cargo, PIS, CPF ou Tipo Sanguíneo, garantindo que o crachá contenha apenas os dados necessários e pertinentes para a identificação e segurança no ambiente de trabalho.
Para verificar essa nova melhoria: Módulo Departamento Pessoal > Colaborador > Gerar Crachá dos Colaboradores.
Módulo DP – Permissão para gestores visualizar salário dos colaboradores
Agora no QuarkRH é possível ativar a permissão para que o gestor veja o salário atual do colaborador do setor pelo qual é responsável.
Assim, os gestores têm uma visão mais abrangente das informações pertinentes aos colaboradores de suas equipes, além de poder tomar decisões mais assertivas relacionadas a questões como alocação de recursos, promoções, reajustes salariais e outros aspectos relacionados a sua equipe.
Para ativar essa melhoria: Módulo DP >Configurações > Parâmetros do sistema > ativar opção “Permitir que gestor veja o salário atual do colaborador”.
Módulo DP: Campos obrigatórios no cadastro do colaborador
Com o objetivo de oferecer um cadastro mais completo, agora no sistema é possível definir quais campos serão de preenchimento obrigatório no cadastro e edição do colaborador.
Assim, o usuário poderá ir definindo as informações que considera importante serem preenchidas para o colaborador. Lembrando que campos obrigatórios como Nome, CPF não podem ser desmarcados.
Para configurar essa melhoria: Módulo Departamento Pessoal > Configurações > Campos Obrigatórios.
Módulo Comunicação – Perguntas e Respostas para os colaboradores
Com essa nova melhoria do QuarkRH, no módulo de Comunicação, agora o RH/DP pode cadastrar perguntas e respostas, com ou sem anexo, para que os colaboradores possam visualizá-las facilmente no Portal do Colaborador.
Essa melhoria também permite criar um banco de dados de informações relevantes, facilitando o acesso a instruções, políticas da empresa, procedimentos operacionais padrão, dúvidas comuns e muito mais.
Além disso, os colaboradores podem fazer sugestões de perguntas, se assim o RH/DP desejar.
Para acessar: Módulo Comunicação > Perguntas e Respostas.
Módulo Benefícios – Novo campo na associação de benefícios
Essa nova funcionalidade oferece maior controle e precisão na gestão dos benefícios dos colaboradores, permitindo configurar a data específica para o término de benefícios individuais ou coletivos.
Ao definir uma data de término, o sistema automaticamente ajusta os relatórios e a folha de pagamento, garantindo que os benefícios não sejam mais considerados após o prazo estabelecido.
Para definir essa data para colaborador individual: Módulo Benefícios > Associar Benefício > Individualmente> Localizar colaborador > Clicar em associar benefício > localizar o campo “Fim da Vigência”.
Para definir essa data coletivamente: Módulo Benefícios > Associar Benefício > Coletivamente> Localizar o campo “Fim da Vigência”.
Módulo Frequência – Tipo de escala personalizável
Com essa melhoria no cadastro de jornada com escala, agora é possível cadastrar um tipo de escala personalizada. Assim, é possível definir a quantidade de dias da escala que deseja criar.
Por exemplo: Se existe um colaborador que em uma semana faz um horário de Segunda á sábado e na outra semana faz outro horário, poderá ser inserido o valor de 14 dias, personalizando cada dia com os respectivos horários. Além disso, ao chegar ao 15º dia da escala personalizada, o sistema irá voltar a repetir o primeiro dia da escala.
Para configurar: Módulo Frequência > Cadastros > Jornada >Ativar Escala > Selecionar tipo de escala “Personalizável” > Preencher o campo “Quantidades de dias”.
Módulo Frequência – Melhorias no Banco de Horas
Duas novas melhorias foram realizadas na configuração do banco de horas dos colaboradores. Agora é possível configurar:
Se as horas extras 100% vão entrar ou não no banco de horas do colaborador. Para ativar essa melhoria: Módulo Frequência > Banco de Horas > Gerenciar > Localizar a opção Horas Extras como Crédito e selecionar a opção “Horas Extras 100%”.
Definir a porcentagem de horas extras que irão entrar no banco. Com essa configuração, por exemplo, o usuário poderá determinar que apenas 50% das horas extras entram no banco. Assim, se o colaborador fez 3h extra, só entrará no banco 1:30h ou 50% das horas.
Para ativar essa melhoria: Módulo Frequência > Banco de Horas > Gerenciar > Localizar a opção Configurações e selecionar a opção Parcialidade de Horas no Banco.
Módulo Recrutamento e Seleção – Melhoria na integração com o DP
No Módulo de Recrutamento e Seleção do QuarkRH, os dados dos candidatos aprovados agora podem ser importados diretamente para o Departamento Pessoal (DP). Anteriormente, essa funcionalidade só estava disponível se o profissional de Recrutamento e Seleção também estivesse associado ao DP no sistema.
No entanto, em algumas situações, o recrutador não faz parte do DP, o que impedia a importação dos dados. Com o intuito de simplificar esse processo, essa melhoria permite que o recrutador insira todos os dados dos candidatos, e o DP consiga acessar todas as informações cadastradas por meio do CPF.
Para realizar essa atividade: Módulo Recrutamento e Seleção > Selecionar processo seletivo > ao clicar no candidato aprovado localizar o campo “Dados complementares” > realizar o cadastro das informações do candidato aprovado.
E estas foram as novas melhorias do QuarkRH implementadas pelo nosso time de desenvolvimento.
Caso precise de qualquer assistência ou esclarecimento adicional, nossa equipe de suporte estará à disposição a qualquer momento.