Blog

Habilidades Essenciais para Profissionais em 2024: Um Guia para Recrutadores

30 de janeiro de 2024

O mundo do trabalho está em constante mudança, e isso também se reflete nas habilidades essenciais que são mais valorizadas pelas empresas. Em 2024, as competências técnicas e comportamentais que serão mais demandadas serão aquelas que permitam que os profissionais se adaptem às mudanças, sejam criativos e inovadores, e colaborem uns com os outros.

Adicionalmente, é crucial que os especialistas em recrutamento reconheçam que a identificação de candidatos excepcionais transcende a mera análise de suas qualificações acadêmicas ou experiência profissional. É fundamental compreender a importância tanto das habilidades interpessoais (soft skills) quanto das habilidades técnicas (hard skills) na formação de equipes bem-sucedidas.

Neste artigo, você vai descobrir algumas Habilidades Essenciais para profissionais que serão destaques em 2024 e como os recrutadores devem proceder nos processos seletivos para identificar essas competências.

Boa leitura!

O que são habilidades profissionais?

São as capacidades que os trabalhadores precisam para desempenhar suas atividades de forma eficaz. Elas podem ser divididas em duas categorias principais: competências técnicas e habilidades comportamentais.

As habilidades técnicas ou hard skills são aquelas relacionadas a conhecimentos e competências específicas de uma área ou profissão. Por exemplo, um profissional de TI precisa ter capacidade técnica em programação, redes e segurança da informação.

Já as comportamentais ou soft skills são aquelas relacionadas a atitudes, valores e comportamentos. Por exemplo, um profissional que trabalha em equipe precisa ter habilidades comportamentais como comunicação, colaboração e resolução de conflitos.

Ambas, são habilidades essenciais para o desempenho eficaz das atividades diárias do profissional. Enquanto as hard skill formam a base técnica, as soft skill são os alicerces para construir relacionamentos interpessoais e promover um ambiente de trabalho colaborativo.

Habilidades essenciais para 2024

Habilidades técnicas (Hard Skills)

As habilidades essenciais técnicas mais valorizadas em 2024 serão aquelas relacionadas a tecnologias emergentes:

  • Inteligência artificial (IA): A IA continuará a ser uma tecnologia fundamental em diversos setores, portanto, profissionais com habilidades em IA, como o uso avançado de IAs generativas como ChatGPT, Bard, aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural, visão computacional e robótica, serão altamente valorizados.
  • Computação em nuvem: A computação em nuvem é uma tecnologia que permite que os usuários acessem e armazenem dados e aplicativos pela internet. Profissionais com habilidades voltadas para essa vertente serão altamente valorizados por empresas que querem redução de custos, flexibilidade e escalabilidade. 
  • Internet das Coisas (IoT): A IoT está sendo adotada em uma ampla gama de setores, como manufatura, logística e agricultura. Profissionais com habilidades em IoT serão capazes de coletar, analisar e interpretar dados desses dispositivos, sendo fundamental para as empresas. 
  • Análise de dados: À medida que as empresas coletam cada vez mais informações, a análise de dados se torna cada vez mais importante. Profissionais com essas habilidades serão capazes de identificar padrões e tendências nos dados, o que pode ajudar as empresas a tomar melhores decisões.
  • Segurança cibernética: a segurança cibernética é a proteção de sistemas, redes e dados contra ameaças cibernéticas. Esse item é uma preocupação crescente à medida que os ataques cibernéticos se tornam mais sofisticados. Por isso, as empresas necessitam cada vez mais de profissionais com hard skills nessa área. 

Habilidades comportamentais (soft skills)

São aquelas relacionadas a atitudes, valores e comportamentos, também serão essenciais para o sucesso profissional em 2024.

  • Aprendizado contínuo: a capacidade de aprender novas habilidades e se adaptar às mudanças é essencial para qualquer profissional que queira ter sucesso em um mundo em constante mudança.
  • Adaptabilidade: O mundo do trabalho é cada vez mais dinâmico, e os profissionais precisam ser capazes de se adaptar a mudanças rápidas e inesperadas.
  • Pensamento crítico: Profissionais com a capacidade de pensar criticamente serão capazes de analisar informações complexas e tomar decisões embasadas em dados.
  • Comunicação eficaz: a comunicação eficaz é essencial para qualquer profissional que queira se conectar e colaborar com os outros. Saber usar a comunicação de forma clara e concisa, tanto verbalmente quanto por escrito, será um diferencial no mercado de trabalho.
  • Inovação: a capacidade de pensar fora da caixa e gerar novas ideias é uma habilidade importante para qualquer profissional que esteja sempre buscando novas soluções para problemas antigos.

O que os recrutadores devem ficar atentos?

Os recrutadores devem ficar atentos a uma série de fatores na hora de captar profissionais com as habilidades essenciais técnicas e comportamentais que serão mais valorizadas em 2024.

É preciso estar sempre atualizado sobre as últimas tendências tecnológicas para poder identificar os candidatos que possuem as habilidades técnicas mais relevantes.

Os instrumentos de seleção, como entrevistas, testes e dinâmicas de grupo, precisam ser desenvolvidos para avaliar essas habilidades em questão. Sendo necessário colaborar com outras áreas da empresa, como a área de TI e a área de negócio, para entender as necessidades específicas de cada vaga.

Além desses fatores, os recrutadores também devem estar atentos à cultura da empresa e ao perfil dos candidatos que estão procurando. É importante que os candidatos estejam alinhados com os valores da empresa e que tenham as habilidades necessárias para desempenhar as funções da vaga.

Dicas para uma boa entrevista 

Faça perguntas abertas e desafiadoras, pois elas permitem que os candidatos demonstrem suas habilidades essenciais de pensamento crítico e resolução de problemas.

Peça exemplos específicos. Isso incentiva os candidatos a saírem da zona de conforto, permitindo eles demonstrarem as habilidades técnicas e comportamentais que estão sendo avaliadas.

Por fim, pesquise e observe. É muito importante pesquisar o candidato online para obter mais informações sobre suas habilidades e experiências. Além disso, observar o comportamento do candidato durante a entrevista é uma fonte valiosa de aprendizado.

Leia também: A importância do Employer Branding para as organizações

Conheça o Módulo Recrutamento e Seleção do QuarkRH

Com o módulo Recrutamento e Seleção do QuarkRH, o recrutador terá uma ferramenta completa para otimizar seus processos seletivos de recrutamento. Com esse módulo, é possível simplificar a gestão de candidatos com banco de currículos, criação de processos seletivos, divulgação de vagas e todas as etapas de seleção.]

Com esse recurso, as empresas podem encontrar o candidato certo de forma mais rápida e eficaz, economizando tempo e recursos valiosos.

Recursos do módulo

  • Visualizar banco de currículos e processos seletivos em andamento;
  • Cadastrar processos seletivos e cargos da seleção;
  • Cadastrar questionário;
  • Verificar as inscrições nos processo seletivos;
  • Banco de currículos.

Solicite agora uma demonstração gratuita ou fale com um de nossos consultores!

Veja também

Banco de horas: Como funciona? O que diz a CLT?

continuar lendo

5 dicas para fazer uma anamnese eficiente e obter um diagnóstico preciso

continuar lendo

As 6 tecnologias propulsoras da revolução tecnológica em curso

continuar lendo