People Analytics: Como Utilizar Dados para Impulsionar a Gestão de Pessoas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:QuarkRH
O People Analytics também é conhecido como Análise de Pessoas e utiliza métodos estatísticos e técnicas de análise de dados para entender e otimizar o comportamento e o desempenho dos colaboradores.
O People Analytics também é conhecido como Análise de Pessoas e utiliza métodos estatísticos e técnicas de análise de dados para entender e otimizar o comportamento e o desempenho dos colaboradores.

Você já conhece a abordagem People Analytics?

O avanço da cultura de dados dentro das empresas, que estão cada vez mais orientadas por dados para tomada de decisões estratégicas, alinhada com o uso da Inteligência Artificial para processar grande quantidades de dados, está mudando a forma como diversos setores desempenham suas atividades e tomam decisões. 

Essa nova dinâmica data-driven, ou seja negócios orientado a dados, também reflete no setor de RH, que passa a contar com uma nova ferramenta dentro da gestão de pessoas, o People Analytics. Abordagem esta que permite a tomada de decisões estratégicas embasadas em dados, transformando a maneira como as organizações abordam o gerenciamento de talentos.

O que é People Analytics?

O termo People Analytics surgiu no início de 2010, impulsionado pelo crescimento da Big Data e pelo avanço das ferramentas de análise de dados. Empresas como Google, Facebook e Amazon foram pioneiras na aplicação dos dados para otimizar suas equipes e obter melhores resultados.

O People Analytics também é conhecido como Análise de Pessoas e utiliza métodos estatísticos e técnicas de análise de dados para entender e otimizar o comportamento e o desempenho dos colaboradores.

Por meio da coleta e análise de dados de diversas fontes, como sistema de gestão de pessoas, pesquisas de clima organizacional, avaliações de desempenho e redes sociais, o People Analytics fornece informações precisas sobre diversos aspectos da gestão de pessoas.

Um estudo realizado pela consultoria Deloitte mostrou que 71% dos entrevistados (líderes de negócios e RH) consideram o People Analytics como importante ou muito importante para a organização e que 50% das empresas que utilizam People Analytics relatam melhora na qualidade das contratações.

Assim, essa metodologia passa a ter com um papel central, estratégico e essencial para o setor de RH que pode utiliza-lá para:

Engajamento dos colaboradores: Nível de satisfação, motivação e comprometimento com a empresa.

Retenção de talentos: Riscos de turnover e fatores que contribuem para a permanência dos colaboradores na empresa.

Desempenho individual e da equipe: Identificação de pontos fortes e fracos, áreas de desenvolvimento e oportunidades de treinamento.

Clima organizacional: Cultura da empresa, nível de comunicação e colaboração entre as equipes.

Diversidade e inclusão: Representatividade dos diferentes grupos de pessoas na empresa e equidade de oportunidades.

Implementação do People Analytics

O processo de implementação do People Analytics envolve várias algumas etapas que são fundamentais para que os resultados sejam alcançados e a ferramenta de fato funcione no setor de RH. Confira quais são essas etapas:

Definição dos objetivos

Antes de tudo, é importante definir quais são os objetivos que a empresa pretende alcançar com a análise de dados. Isso ajudará a determinar quais dados serão coletados e como serão analisados pelo RH. 

Coleta de Dados

Inicialmente, de acordo com o objetivo definido, são coletados diversos tipos de dados relacionados aos colaboradores como desempenho, engajamento, histórico de recrutamento, entre outros. Esses dados podem ser obtidos de várias fontes, incluindo sistema de gestão de pessoas, pesquisas de clima organizacional e feedback dos colaboradores.

Esses dados precisam ser tratados e correlacionados entre si para permitir ao profissional de People Analytics analisá-lo, e extrair insights para melhorias da organização. 

Análise de Dados

Em seguida, os dados são analisados utilizando técnicas estatísticas e algoritmos de aprendizado de máquina para identificar padrões, tendências e insights relevantes. Essa análise pode revelar informações valiosas sobre o desempenho dos colaboradores, fatores que influenciam a produtividade e áreas de melhoria na gestão de pessoas.

Aplicação de Modelos Analíticos

Por fim, os insights obtidos são aplicados na tomada de decisões estratégicas relacionadas à gestão de pessoas. Isso pode incluir a implementação de programas de desenvolvimento de talentos, ajustes nas políticas de remuneração e benefícios, e ações para melhorar o engajamento e a satisfação dos colaboradores.

Benefícios da aplicação do People Analytics

O uso do People Analytics, além de importante para tomada de decisões, proporciona muitos benefícios que justificam sua utilização pelo setor de RH que quer se destacar na empresa e implementar melhorias significativas para colaboradores e para os processos internos da área, que resultam, entre outras coisas, num clima organizacional forte.

Além disso, contribui com a identificação dos fatores para a rotatividade de colaboradores,  permitindo que a empresa implemente ações para reduzir o turnover. Assim, é possível compreender as necessidades e expectativas dos colaboradores, permitindo que a empresa crie um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

A identificação dos pontos fortes e fracos dos colaboradores por meio do People Analytics, possibilita a oferta de treinamento e desenvolvimento direcionados, melhorando as atividades desenvolvidas e refletindo no crescimento da empresa.

Essa abordagem possui uma série de benefícios que serão obtidos de acordo com os objetivos e necessidades das empresas. 

QuarkRH, o único sistema que engloba RH+ DP + Ponto com reconhecimento facial e QR Code +  Assinatura Eletrônica, que possui mais de 180 funcionalidades.

5 Aplicação do People Analytics

O People Analytics, como mencionado anteriormente, pode ser utilizado para diversas atividades, entre elas podemos citar:

  • 1 – Recrutamento e Seleção
  • 2- Treinamento e Desenvolvimento
  • 3 – Gestão de Desempenho
  • 4- Engajamento e Retenção de Talentos
  • 5- Planejamento Estratégico de RH

Confira mais sobre cada um deles:

Recrutamento e Seleção

O recrutamento e seleção deixa de ser apenas processo burocrático para se tornar oportunidade de conectar talentos aos propósitos e necessidades profissionais da empresa.

Assim, o RH pode planejar processos de recrutamento de forma mais estratégica e assertiva, alinhando, por exemplo, às necessidades de especialistas em determinadas áreas com as competências necessárias que os candidatos precisam possuir.

Treinamento e Desenvolvimento

No campo do treinamento e desenvolvimento, o People Analytics possibilita que os gestores avaliem o desempenho individual ou em equipe, identificando lacunas de habilidades e áreas que precisam de aprimoramento, contribuindo assim  para o crescimento profissional dos colaboradores.

Isso também possibilita que os recursos sejam direcionados de forma estratégica para impulsionar a produtividade e o engajamento dos colaboradores. Assim, a empresa ganha mais colaboradores especializados em suas áreas de atuação e reduz a necessidade de novas contratações e processos seletivos em excesso.

Gestão de Desempenho

Com o uso do People Analytics, o setor de RH pode ter um visão 360 graus do desenvolvimento dos colaboradores, aprimorando assim a gestão de desempenho. 
Desta forma, é possível fazer a análise de dados de diversas fontes, como avaliações de desempenho, metas atingidas e feedback de colegas, permitindo uma maior eficiência na hora de promover, reconhecer e valorizar o potencial de cada colaborador.

Engajamento e Retenção de Talentos

Um dos usos mais estratégicos para o setor de RH é usar o People Analytics para identificar e prever a rotatividade na empresa, permitindo tomar decisões assertivas para promover ações para engajar e motivar os colaboradores. Seja por meio de valorização dos seus trabalhos, ou até mesmo o desenvolvimento de programas e planos de carreira personalizados, que atendam às expectativas e necessidades individuais de cada colaborador. 

Planejamento Estratégico de RH

Por fim, não podemos esquecer do uso do People Analytics para auxiliar o RH na elaboração do seu planejamento estratégico focado no desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador. 

Extraindo todo o potencial da ferramenta, é possível obter insights valiosos para o planejamento estratégico de RH, ajudando as empresas a definir metas e indicadores de desempenho específicos e mensuráveis. 

Assim, o RH pode agir de forma proativa para preencher lacunas de competências, promover o crescimento organizacional e criar um ambiente de trabalho positivo, inclusivo e de crescimento profissional.

Leia também: A importância do Employer Branding para as organizações

Concluindo 

Agora que você sabe tudo sobre o People Analytics, cabe ressaltar o seu potencial para   transformar a gestão de pessoas por meio de dados, embasando decisões mais estratégicas e focadas no colaborador. 

Cabe ressaltar, que também é necessário que a empresa utilize um sistema de gestão de pessoas robusto e integrado que conecte os diversos segmentos da área, possibilitando a obtenção de dados confiáveis e fidedignos. Um software preparado para atender essa necessidade é o QuarkRH, o único sistema que engloba RH+ DP + Ponto com reconhecimento facial e QR Code +  Assinatura Eletrônica, que possui mais de 180 funcionalidades desenvolvidas para proporcionar uma gestão estratégica de pessoas orientada a dados.

Dessa forma, as empresas têm um grande recurso tecnológico que, sem dúvidas, vai ajudar a criar um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo e capaz de tomar decisões assertivas por meio do People Analytics. Contribuindo assim com a atração e retenção de talentos, permitindo alcançar melhores resultados na sua cultura organizacional, ganhando destaque e reconhecendo no mercado.